top of page

Governo aceita rever calendário para plantio de soja em SC

Ministério da Agricultura atendeu à solicitação da bancada catarinense em Brasília e concordou em alterar os prazos para o plantio de soja no estado. Nesta quinta-feira (24), o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, adiantou que um novo calendário será publicado nos próximos dias. O anúncio oficial deverá ser feito pelo ministro Carlos Fávaro na semana que vem.


A proposta, articulada pelos deputados, MAPA e Governo do Estado, prevê regionalização da semeadura. A nova medida servirá para controlar a incidência de ferrugem asiática sem prejudicar o planejamento do plantio em Santa Catarina.


“O Ministério da Agricultura se sensibilizou com nosso apelo, entendendo que há peculiaridades regionais que precisam ser respeitadas. A CIDASC vai consultar as entidades que representam os agricultores e apresentará uma sugestão de calendário, que será acatada pelo Governo”, resumiu o deputado Pezenti (MDB).

Entenda o caso


Em julho, por meio de portaria, o MAPA delimitou um prazo de 100 dias para a semeadura de soja em todo o País. Até então, os produtores tinham 140 dias para o plantio.


De acordo com a alteração imposta pelo Governo, a data limite para plantar soja em território catarinense foi estipulada em 29 de dezembro. Antes dessa mudança, os produtores podiam fazer a semeadura até o dia 10 de fevereiro.

4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page