top of page
Buscar

Pezenti cobra ação do governo e ameaça levar protesto de produtores à Esplanada


ree

O deputado Pezenti (MDB/SC) fez um duro pronunciamento nesta quarta-feira (15) contra o que chamou de “abandono do governo federal aos produtores de leite”. Segundo ele, a falta de medidas de proteção ao setor está levando milhares de famílias à beira do colapso financeiro.


”Estamos pedindo, pedindo, tentando sensibilizar o governo para salvar mais de um milhão de produtores de leite e o governo nada faz”, lamentou o parlamentar.

Pezenti criticou a decisão de retirar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o poder de pedir investigação contra práticas de dumping — quando países vizinhos vendem leite em pó ao Brasil por preços abaixo do custo de produção.


O prazo para o governo reconsiderar o pedido anti-dumping expirou no final de setembro e, em outubro, ainda não havia resposta.


“Enquanto o governo fala em soberania, está defendendo importadores da Argentina e do Uruguai e sacrificando quem produz aqui”, afirmou.

O parlamentar destacou que as importações de leite subiram 88% neste ano, enquanto o preço pago ao produtor caiu mais de 4%, e pode cair 10% até o fim do ano, segundo estimativas da CNA. “O produtor só sabe trabalhar, trabalhar e trabalhar e está clamando por socorro sem ser ouvido”, disse.


Num tom de desabafo, Pezenti avisou que, se o governo não agir, o protesto pode ganhar as ruas de Brasília.


“Eu mesmo vou puxar a corda da primeira vaca que for solta na Esplanada dos Ministérios. O mundo precisa ver como o governo trata o produtor de leite brasileiro.”

Pezenti cobrou que a Comissão debata as decisões que, para ele, favorecem importadores em vez de agricultores familiares e pequenos e médios produtores brasileiros. Ele solicitou também que o governo reconsidere imediatamente o pedido da CNA e adote medidas urgentes para conter as importações e valorizar a produção nacional.


PRODUÇÃO DE LEITE EM SC


Santa Catarina é o 4º maior produtor de leite do Brasil, com uma produção estimada em mais de 3,3 bilhões de litros, o que representa aproximadamente 9% da produção nacional.


Esse desempenho é impulsionado por cerca de 20 mil famílias produtoras, em sua maioria pequenas e médias propriedades rurais.

 
 
 

Comentários


bottom of page